quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Palestra sobre o Trabalho Escravo Contemporâneo no Brasil.

No dia 14/09/2018, recebemos a visita dos palestrantes da UFRJ para fazer uma palestra sobre o trabalho escravo contemporâneo no Brasil. Os alunos ficaram impressionados como o trabalho escravo é algo tão comum no nosso país e em outras partes do mundo, e como é difícil o combate a esta prática inadmissível, uma vez que passa por delicadas questões econômicas, morais e, até mesmo, políticas.

Os professores palestrantes da UFRJ estão de parabéns por difundir essas questões nas escolas para conscientizar nossos alunos da necessidade de combater esse tipo de prática que, infelizmente,ainda é observada nos dias atuais.

Seguem abaixo também, além das fotos do evento, fotos dos trabalhos relativos ao trabalho escravo e Direitos Humanos feitos pelos alunos do 9 ano sob orientação da Profª. Márcia Verônica (Geografia).










Turma 1901 fez aula-passeio ao Palácio do Itamaraty

No dia 25 de setembro a turma 1901 foi ao Palácio do Itamaraty acompanhados pelas Professoras Renata Lira, de História e Márcia Verônica, de Geografia, além da Secretária Natália Pereira. O local foi a 1ª sede da Presidência da República e sediou também o Ministério das Relações Exteriores. O Ministro Guilherme Conduru deu uma aula sobre a arquitetura neoclássica, a atuação do diplomata Barão do Rio Branco na ampliação dos limites territoriais brasileiros (AC, AP, PA, PR) e princípios do Direito Internacional.
Depois visitaram o Centro de Informações da ONU, onde assistiram a uma palestra do Diretor Maurizio Giuliano. O italiano, que falou em português, trabalhou com assuntos humanitários em diversos países da África, além de ter atuado no Oriente Médio, Timor-Leste e México. Soubemos que a ONU possui 193 Países-membros, sendo 51 membros fundadores, inclusive o Brasil. Maurizio apresentou a Agenda 2030 com os 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável a serem cumpridos por todos os países membros da ONU para transformar o mundo.
O grupo reconheceu a importância desta Instituição contrária à 3ª Guerra Mundial, em negociações de paz.

Seguindo a proposta da ONU, o grupo assumiu o compromisso com mudanças sustentáveis e democráticas para o planeta, em ações individuais e coletivas, diariamente. A sobrevivência da raça humana na Terra depende destas mudanças na relação humanidade-humanidade e humanidade-natureza.









Visita da Equipe de Conservação do Acervo do Arquivo Nacional à Nossa Escola.

Por iniciativa da professora de História, Renata Lira, os alunos da EM Alencastro Guimarães participaram no dia 06/11/2018 da palestra maravilhosa com equipe do Arquivo Nacional, composta por um biólogo e dois técnicos em conservação de acervo: Noel, Graziela e Gustavo. Além de nos apresentar o Arquivo Nacional, falaram da importância, conservação e limpeza do acervo. 

Na Sala de Leitura, em parceria com a professora Simone Pinho, alunos das turmas 1801, 1803 e 1901 equipados com máscaras e luvas demonstraram como realizar a limpeza e manutenção do nosso acervo de livros. Forneceram dicas valiosas e apresentaram sugestões para manter a nossa Sala de Leitura limpa, iluminada e arejada. Aproveitamos para agradecer a participação dos professores, funcionários, coordenação e direção da escola.