A turma T. 1601 foi dividida em 9 grupos, cada uma sorteou uma civilização da antiguidade (Mesopotâmia, Egito, Índia, China, Fenícia, Israel (Hebreus), Japão, Grécia, Povos originários do Brasil) para pesquisar em livros de História, no material Rioeduca e em sites diversos, produzindo um resumo escrito e uma coletânea de imagens sobre ela. Após várias aulas, estava concluído o trabalho, cada grupo apresentou o resultado para a turma numa apresentação pública.
quarta-feira, 22 de dezembro de 2021
Movimentos de contestação à ordem colonial e absolutista (séculos XVIII e XIX)
Durante o 4º Bimestre de 2021, as turmas de 8º ano da manhã, T. 1801 e T. 1803, viveram a experiência de estudar em grupo temas históricos que sortearam. Em diversas aulas, pesquisaram o assunto que era de sua responsabilidade em livros, no material Rioeduca e em sites diversos. Em conformidade com o “5º ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ONU): Alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas”, deveriam identificar destacadamente a participação das mulheres nas revoluções e insurreições pesquisadas e comporem redações contendo uma conclusão que explicasse, na visão do grupo, a importância deste acontecimento histórico para a atualidade.
Daí surgiu o mural intitulado “Movimentos de contestação à ordem colonial e absolutista”, que mostrou o antagonismo existente entre as ideias defensoras do absolutismo monárquico, vitoriosas na Idade Moderna, e as ideias iluministas, que derrubaram monarquias para instituírem repúblicas baseadas na divisão tripartite do poder e na proposta de igualdade jurídica – a princípio incluindo apenas os homens. Compreendemos que nem todos os pensadores iluministas eram antiescravistas e contrários ao colonialismo. Mas, nas regiões coloniais, os lemas de igualdade e liberdade contribuíram para movimentos poderosos de resistência, com destaque para sua vitória no Haiti em 1804, primeiro país das Américas a derrotar a metrópole colonizadora – representada pelo exército de Napoleão Bonaparte – e ao mesmo tempo abolir a escravatura, numa revolução que teve grande participação feminina.
Cada turma foi dividida em 5 grupos, com a responsabilidade de abordar na redação um dos 5 temas: Independência das Treze Colônias, Revolução Francesa, Revolução do Haiti, Movimentos regionalistas e anticoloniais no Brasil e Independências na América Espanhola.
O desafio foi superado pela maioria dos grupos, que realizaram produções textuais integrantes do mural. Depois, o trabalho de cada grupo foi apresentado à turma de modo a compartilhar os conhecimentos adquiridos.