Projeto plantas alimentícias não convencionais (PANCs) realizado na escola com a participação de Dara, graduanda do curso de Geografia da UERJ. Esse projeto está incluso na interação entre universidade e escola, onde os saberes nutricionais e as práticas de cultivo foram desenvolvidos em várias atividades pedagógicas. A última atividade da turma foi a instalação de vasos suspensos com as PANCs. Trabalho de equipe bastante construtivo e de grande importância alimentar e ecológica. Parabéns para 1703!
quarta-feira, 27 de novembro de 2019
Exposição "Povos Indígenas do Brasil e o Ano Internacional das Línguas Indígenas"
No intuito de seguir às orientações regulamentadas na lei federal 11645/08, foi realizada a exposição "Povos Indígenas do Brasil e o Ano Internacional das Línguas Indígenas". A exposição era composta por fotos, instrumentos, indumentárias,mapas, vídeos e livros de autores indígenas. Vale destacar que parte do acervo referente ao povo Maxacali foi cedido, na forma de empréstimo, pelo Museu do Índio. Além a exposição houve no auditório da escola performances de dança, teatro e poesia realizadas pelos estudantes das turmas 1901, 1601 e 1603. As atividades interdisciplinares ocorreram nos dois turnos, garantindo que os estudantes tivessem acesso a temática proposta.. As professoras Débora e Minerva também participaram do projeto atuando como dinamizadoras.
Projeto africanidades.
Esquetes " você é racista?". Cenas cotidianas sobre o racismo estrutural da sociedade brasileira, processo colaborativo de teatro da turma 1903 com a orientação da professora Débora Freire de Artes Cênicas.
Mural: Trabalho de pintura sobre a máscara de Zumbi dos Palmares.
Turmas:1601 e 1603.Disciplina: Teatro, História, Matemática e Português.
Trabalho de campo no Parque Estadual da Chacrinha
Trabalho de campo realizado em agosto/2019, no Parque Estadual da Chacrinha. Neste trabalho foi ensinado na prática os temas de biogeografia, como a dinâmica do microclima, a instabilidade do solos em áreas de declive e a importância de proteção de áreas verdes nos centros urbanos. Dinamizadores da atividade: professora Márcia Verônica (Geografia). Professores participantes: Oswaldo (Espanhol) e Carlos Alberto ( Direção).
Trabalho de Campo:
Apresentação de SLAM na EM Alencastro Guimarães
Na temática da herança africana e da resistência popular, no dia 26/11/19, a escola recebeu o SLAM na Exposição Africanidades. O SLAM é uma competição de poesia na qual os jurados dão notas para decidir os vencedores.
Apresentaram-se os slammers Zack de la Rocha; Favelado Qualquer; Cotta; Juan James; e Azevedo.
Todas as turmas da escola assistiram e com eles evocaram gritos de guerra nos intervalos entre as poesias:
"O poeta abre a boca e o ódio se encerra: SLAM paz em guerra";
"Voz e coração contra todo tipo de opressão: poetas da insurreição";
"O rap e a Biologia, juntos numa só, transformando vidas".
Visita de Ras Makandal à nossa escola.
No dia 21/11/19, a Escola Municipal Alencastro Guimarães, em Copacabana, RJ, recebeu a honrosa visita de Ras Makandal à Exposição "Africanidades: aplicando a Lei 11.645/2008", feita por professores e estudantes de várias disciplinas e turmas. Ele viu as máscaras africanas, a recriação de um baobá, os desenhos sobre histórias da literatura africana, os estandartes e textos sobre a Revolução do Haiti (1804) e a Revolta dos Malês (1835), os móbiles sobre intelectuais e países africanos da luta anti-colonialista (séc. XX), o belíssimo desenho de Haile Selassie, feito por Sthephanie Cavalcanti, da T. 1901. O mestre nos mostrou belas fotos de suas viagens pela Jamaica, Etiópia e Suíça (ONU); nos falou sobre Marcus Garvey e sua profecia sobre a libertação dos povos africanos; a história do movimento Rastafari no mundo e a resistência da Etiópia, que por séculos venceu os exércitos colonizadores europeus e se manteve livre do imperialismo. Nossa gratidão e máximo respeito!
Viva a luta pela libertação dos povos de todo o mundo!
Feira de Ciências 2019 na EM Alencastro Guimarães
No dia 12/11/2019 foi realizada em nossa escola a Feira de Ciências 2019, organizada pelo professor Diego Roquette. O evento contou com apresentação de trabalhos e experiências desenvolvidas pelos alunos no laboratório de ciências.
O evento mostrou-se um verdadeiro sucesso, uma vez que foi percebida grande dedicação por parte do alunos que se apresentaram e forte curiosidade por parte daqueles que visitaram as exposições.
Sem falar na percepção de todos da importância da ciência e o quanto o INVESTIMENTO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO.
Parabéns aos alunos pelo sucesso do evento!
Assinar:
Postagens (Atom)