O Projeto Corra das Drogas foi apresentado pela SME, no Instituto Paulo Freire, em 15 de abril de 2019, com a adesão da E. M. Alencastro Guimarães onde foi desenvolvido de 17 de abril a 28 de junho de 2019 e teve o seguinte formato:
Objetivos:
- Promover a saúde através da prática esportiva, em especial pelo hábito da corrida e/ou caminhada;
- Divulgar e fortalecer os benefícios da prática da corrida e/ou caminhada;
- Debater os prejuízos à saúde causados pelo álcool e o cigarro;
- Fortalecer as relações interpessoais na comunidade escolar e o sentido de pertencimento à mesma.
2. Desenvolvimento:
Durante a execução do projeto, todas as aulas de Educação Física foram iniciadas com corrida e/ou caminhada. Após a sua prática, foram debatidos temas como os benefícios da corrida/caminhada, os malefícios das drogas, em especial as drogas lícitas – cigarro e álcool, além de aulas teóricas em sala de aula sobre o tema. O projeto foi apresentado aos demais professores, no 1º COC e no CE Integral de 08/05/2019, quando aderiram a ele, promovendo debates em sala de aula sobre o tema, confeccionando cartazes e panfletos, criando esquete teatral e dando apoio durante a culminância na escola, ocorrida em 28 de junho de 2019.
No dia 08 de agosto de 2019, o evento, reunindo mais seis escolas da 2ª CRE, ocorreu na Praia de Copacabana. Os alunos fizeram uma caminhada pela orla da praia e distribuíram panfletos com mensagens de incentivo à prática da corrida.
3. Turmas participantes: 1601, 1603, 1701, 1703, 1801, 1901 e Classe Especial.
Maria Minerva de Medeiros Valle
Parabéns a SME-RJ, 2 CRE, as escolas perticipantes e em especial, a EM Alencastro Guimarães.
ResponderExcluir* participantes
Excluir